Para você

É inegável que as compras no mercado digital venham aumentando cada vez mais. Para ilustrar, de acordo com a Folha, só no período entre 15 de novembro e 24 de novembro as vendas online no Brasil somaram R$4,3 bilhões, representando um acréscimo de 41% em relação à 2012.
Em contrapartida, a IBM, em sua série de vídeos 5 in 5 que retrata cinco tendências para daqui cinco anos, alega que uma das próximas tendências é que as compras em estabelecimentos locais, superem as compras online, contrariando o que tem acontecido hoje em dia. Em seu vídeo, a IBM diz que em cinco anos as lojas estarão preparadas para fornecer experiências reais, que integrem com naturalidade o mundo virtual com a compra local. A ideia é que as lojas, a partir de informações coletadas baseadas em suas compras, tornem-se especialistas em você, sugerindo customizações e produtos que encaixem perfeitamente em seu modo de vida e gosto pessoal.

Enquanto isso, a gigante Microsoft investiu US$15 milhões no Foursquare para saber exatamente onde você está. Em breve, quando você acessar algum dispositivo com Windows ou Windows Phone, ou ainda utilizar alguns serviços como o Bing, a partir de informações precisas de localização, serão sugeridos estabelecimentos próximos próprios para vocês. Com anúncios precisos e personalizados, o interesse por parte do usuário só aumenta… junto com a rentabilidade da Microsoft e Foursquare, é claro.

A Pandora, serviço de rádio online, por sua vez, a partir de preferências musicais consegue traçar o perfil de cada ouvinte para sugerir anúncios cada vez mais personalizados. Mas, muito além das personalizações e preferências musicais, o que assusta de fato é que, como a rádio sabe como ninguém seus gostos, ela consegue prever seu humor no dia e propor anúncios cada vez mais específicos. Em exemplo dado ao NY Times, Bieschke, que coordena o departamento de recomendação musical da Pandora, diz que, se num sábado a tarde você está mais propenso a ouvir músicas que não ouve normalmente, então provavelmente você estará mais aberto à aventuras e novas sugestões, neste caso seria mais provável que você clicasse num anúncio de viagens para um lugar exótico. Já se, numa segunda de manhã você está no seu escritório (e sim, a Pandora sabe onde você está), ouvindo as mesmas músicas de sempre, então a probabilidade de você clicar num anúncio de algo mais clássico como uma viagem à Paris, é muito maior.

No final, a partir deste tipo de tecnologia, as empresas estão sendo capazes de prever comportamentos  e de te conhecer, muito antes de você se dar conta. Assustador, não?!

 

 

http://crm.al/1fV0Q8X

http://crm.al/1kg8IWC

http://crm.al/1kMcpRA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *