Big Data vs Small Data

“80% of the world data was created in the last two years” Ginni Rometty – IBM Chairman

Como disse no post anterior, esta semana estou em Nova Iorque visitando a NRF Big Show. Por aqui, um dos assuntos mais comentados é o uso inteligente de dados. Empresas estão cada vez mais armazenando dados. Uma empresa padrão, dobra os dados armazenados a cada dois anos. Segundo afirmação da IBM[1] “90% dos dados existentes atualmente foram criados nos últimos dois anos”. Será isso uma boa notícia?

Dados armazenados não possuem nenhuma inteligência, são intrinsicamente burros. Grandes volumes de dados representam riscos de reputação e segurança e o grande desafio é a mudança de cultura de negócios para tornar os custos e os riscos válidos.

O potencial que os dados coletados nos oferecem não está diretamente ligado em quão grande ele é, mas sim em quão bem o utilizamos. Podemos citar por exemplo uma estatística publicada pela IBM[1] que afirma que “o ROI de uma solução de análise de negócios que incorpora analise preditiva gira em torno de 250%

Creio que as empresas devem aprender a utilizar seu “Small Data” antes de pensar em “Big Data”. Uma excelente forma de começar é ao invés de rastrear tudo o que o consumidor faz e torcer para achar algo útil para utilizar e otimizar, crie artifícios para que ele compartilhe somente aquilo que será útil para seu perfil, como marcas e produtos. Assim você criará uma situação onde as três principais áreas envolvidas ganharão com isso: desenvolvimento, marketing e é claro, o consumidor.

Pensem Nisso!

Fontes (Acessadas em 14 de Janeiro de 2014)

[1]http://www.ibm.com/smarterplanet/us/en/business_analytics/article/it_business_intelligence.html

http://sloanreview.mit.edu/article/turning-big-data-into-smart-data/

http://www.cmswire.com/cms/customer-experience/its-not-big-data-its-smart-data-022378.php

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *